
MISSÃO E VISÃO
Nosso propósito:
Promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática.
Até 2026 queremos:
Aumentar o reconhecimento do Sesc como instituição promotor do bem-estar social e da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
VALORES
Acolhimento:
Cuidamos para vivenciar e oferecer um ambiente humanizado e acolhedor, estabelecendo relações que colaborem tanto para o sentimento de pertencimento quanto para a satisfação dos clientes e dos demais públicos de interesse.
Integridade:
Atuamos de forma ética, em conformidade com as normas e legislações pertinentes, assegurando a devida utilização dos recursos, a confiabilidade e a visibilidade das comunicações, zelando pela transparência, confiança e fortalecimento das relações institucionais.
Diversidade:
Promovemos a diversidade sociocultural, valorizando as práticas sociais, combatendo qualquer forma de discriminação e viabilizando o amplo acesso e a permanência dos diversos públicos em ambientes, programações, serviços e experiências inclusivas.
Excelência:
Temos o compromisso com a melhoria contínua e com a eficiência e a eficácia do nosso fazer para fortalecer a referência do Sesc como instituição promotora de experiências excelentes para todos os públicos e em todas as regiões do país.
Sustentabilidade:
Incorporamos práticas de sustentabilidade de forma transversal e integrada, cooperando para agendas interinstitucionais e contribuindo para objetivos comuns a toda sociedade.
Inovação:
Buscamos novas e melhores maneiras de realizar as atividades, conectando ideias e iniciativas com tendências, tecnologias e técnicas que propiciem o aperfeiçoamento e/ou mudanças estruturais no fazer institucional, bem como no atendimento das demandas sociais.
DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
Foco na clientela preferencial:
Incrementar a participação do público prioritário nas ações, com atenção especial aos empregados das empresas contribuintes, buscando a ampliação permanente do alcance das ações institucionais.
Inovação e transformação digital:
Implantação de novos serviços ou aperfeiçoamento dos serviços prestados, considerando critérios de eficiência e eficácia, com destaque para incorporação de tecnologias digitais em toda a cadeira de valor institucional para proporcionar uma experiência Sesc completa.
Qualificar e fortalecer as ações de afirmação institucional e comunicação:
Fortalecer e ampliar o reconhecimento do Sesc pelos clientes e pela sociedade, especialmente empresários, mantenedores, trabalhadores das empresas contribuintes, imprensa e poder público, considerando ações de comunicação internas e externas à instituição.
Atuação em rede:
Fortalecimento do pensamento sistêmico e da identidade institucional por meio da realização de ações integradas entre as diversas unidades, em nível regional e nacional, e da promoção de parcerias com outras instituições.
Sustentabilidade:
Fomentar a sustentabilidade em todas as nossas ações como ferramenta de melhoria contínua, promovendo o desenvolvimento social, econômico e ambiental.
VIAGEM PELA HISTÓRIA
A instituição instalou-se em Natal nos primórdios de 1947. À época, funcionava no Sindicato do Comércio Varejista de Natal, localizado no bairro da Cidade Alta.
Tendo à frente o delegado Jessé Pinto Freire, o Sesc iniciou suas atividades oferecendo à classe comerciária os serviços de assistência materna, carteira de assistência ao desempregado, assistência legal e gabinete bancário.
Entre 1947 e 1948, um intenso trabalho de divulgação junto aos empresários do comércio, autoridades e entidades de serviços assistenciais foi de grande importância para o reconhecimento e desenvolvimento da atuação do Sesc em terras potiguares.
Em 28 de março de 1949, a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte obteve do Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, sediado no Rio de Janeiro, sua Carta Sindical. Com isso, foram criados os Conselhos do Sesc e SENAC, desligando-os da Federação do Comércio Varejista do Nordeste Oriental.
Em maio deste mesmo ano, uma cerimônia realizada em Natal por João Daudt d'Oliveira, presidente da Confederação Nacional do Comércio, marcou a instalação dos Conselhos Regionais do Sesc e do SENAC no Rio Grande do Norte. Nesse período, a sede do Sesc passou a funcionar em Natal, no bairro da Ribeira, à Avenida Duque de Caxias, nº 158, área onde se concentrava a parte mais intensa da atividade do comércio na capital.
A expansão comercial nos bairros da Cidade Alta e do Alecrim, a partir de 1951, influenciou o retorno do Sesc, em 1952, para a Cidade Alta. Instalada em um prédio alugado na Praça André de Albuquerque, a entidade deu continuidade às suas atividades junto à classe comerciária.
O crescimento e expansão dos serviços do Sesc logo tornaram evidente a necessidade de um espaço maior e adequadamente planejado para suas atividades. A busca de um local para a construção de sua futura e atual sede própria indicou um enorme terreno pertencente à municipalidade natalense: uma área de 4.275m², tendo uma frente de 75m para a Avenida Junqueira Aires e laterais para a Praça João Tibúrcio, com 65m, e Rua São Tomé, com 55m. Era um terreno baldio, eventualmente utilizado para eventos populares.
Na segunda metade de 1977, um acordo administrativo extinguiu, depois de mais de duas décadas, o Condomínio das Administrações Regionais do Sesc e do Senac no Estado, passando o Senac a funcionar em outro edifício. Com a mudança, o prédio do recebeu a denominação de Centro de Atividades João Daudt d'Oliveira a partir de 13 de junho de 1977.
A expansão do Sesc seguiu o ritmo do crescimento de Natal. O próximo passo foi projetar um Sesc na direção sul, seguindo uma política de descentralização que, além de desafogar os serviços centrais, pudesse atender com mais comodidade os moradores daquele lado da cidade.
Deste modo, em 1966, o Sesc concretizou mais um projeto, ao inaugurar na Avenida Senador Salgado Filho, s/n, o Centro de Atividades de Potilândia.
A nova unidade, sediada no bairro de Potilândia passou a atuar com trabalho comunitário e ação grupal, desenvolvendo atividades esportivas, recreativas e campanhas na área da saúde.
O Sesc hoje
Atualmente, o Departamento Regional no Rio Grande do Norte possui 11 unidades operacionais fixas em funcionamento,localizadas em Natal, Macaíba, Mossoró, Caicó, Nova Cruz e São Paulo do Potengi. Além disso, o Sesc conta com as unidades móveis: BiblioSesc, Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc. Também desenvolve ações sistemáticas em municípios do estado.